EMENTA:
Estudo das manifestações literárias portuguesas a partir da segunda metade do Séc. XIX: Realismo-Naturalismo, Decadentismo-Simbolismo, Modernismo, Pós-modernismo e tendências contemporâneas.
OBJETIVOS:
Levar o aluno a ler e a interpretar as obras do período estudado, inserindo as manifestações literárias no contexto cultural europeu;
Levar o aluno a interpretar a expressão literária portuguesa comparativamente à brasileira.
PROGRAMA:
1º bimestre
Realismo-Naturalismo: contexto histórico e características;
Principais expressões da poesia finissecular do XIX;
O romance de Eça de Queirós;
2º bimestre
Introdução ao contexto sócio-cultural do século XX: Modernismo;
O Orfismo de Mário de Sá-Carneiro (poesia);
O Orfismo de Mário de Sá-Carneiro (prosa)
Fernando Pessoa e a produção literário-crítica dos heterônimos.
3º bimestre
O Presencismo em José Régio;
O Neo-realismo em Miguel Torga e Branquinho da Fonseca
A emergência da Pós-modernidade em Augusto Abelaira;
4º bimestre
Tendências contemporâneas na poesia e no conto: Herberto Helder;
Tendências contemporâneas no romance: José Saramago
METODOLOGIA:
O curso será ministrado por meio de aulas expositivas, em que a professora apresentará os principais questionamentos acerca dos assuntos a serem tratados. O aluno participará das discussões, mediante a leitura prévia de textos teóricos e literários selecionados.
A utilização de filmes, gravuras e canções será feita sempre que tais meios facilitem e/ou enriqueçam as discussões.
AVALIAÇÃO:
Serão efetuadas pelo menos duas avaliações formais no bimestre: uma delas escrita, individual e sem consulta, a outra por meio de seminários ou por meio de trabalhos em grupo.
REFERÊNCIAS:
Básica
ABDALA – JUNIOR, Benjamin. Movimentos e estilos literários. São Paulo: Scipione, 1995. (Margens do Texto).
______ . PASCHOALIN, Maria Aparecida. História social da literatura portuguesa. 3. ed. São Paulo: Ática, 1990.
CALBUCCI, Eduardo. Saramago: um roteiro para os romances. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
D’ONÓFRIO, Salvatore. Literatura Ocidental: autores e obras fundamentais. São Paulo: Ática, 2002.
MONIZ, António. Para uma leitura de sete poetas contemporâneos. Lisboa: Editorial Presença,1997.
SARAIVA, Antônio José; LOPES, Oscar. História da literatura portuguesa. 15. ed. Porto: Ed. Porto, 1980.
Complementar
CARVALHO. Questão coimbrã. Dicionário do romantismo literário português. Lisboa: Caminho, 1997, p. 453-459.
FRIEDRICH, Hugo. A estrutura da lírica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 2001.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
MOISÉS, M. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1978.
OLIVEIRA, Clenir Bellezi de. Arte Literária – Portugal/Brasil. São Paulo: Moderna, 1999
REIS, Carlos et al. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988. QUENTAL, A. Bom senso e bom gosto. In: FERREIRA, A. (org.). Bom senso e bom gosto: Questão coimbrã. Lisboa: Portugália, s/d, p. 71-88.
Textos poéticos e ficcionais:
ABELAIRA, A. Menina Olímpia e sua criada Belarmina. In: Histórias de Mulheres
Antologia de poemas do Realismo português (Antero de Quental; Cesário Verde; Guerra Junqueiro);
Antologia de poemas do Simbolismo português (Camilo Pessanha e Raul Brandão).
HELDER, H. Antologia poética.
_____. Os passos em volta.
PESSOA, F. Ficções do interlúdio.
QUEIROZ, E. A cidade e as serras. São Paulo: Brasiliense, 1962.
_____. O crime do padre Amaro.
_____. O Primo Basílio.
_____. No moinho; O tesouro. In: ____. Contos. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d.
SÁ-CARNEIRO, M. Antologia poética.
_____. Confissão de Lúcio.
SARAMAGO, J. O ano da morte de Ricardo Reis.
_____. Memorial do convento.
_____. O evangelho segundo Jesus Cristo.
TORGA, M. Os bichos.
______. Novos contos da montanha.
______. Rua.
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